6º ANO
ATIVIDADE 1
1. Fazendo compras
Objetivos: Para descontração
Como Fazer:
1. Todos estão sentados em círculos e o coordenador, em pé, diz: Fui fazer
compras com… (e diz o nome de várias pessoas do grupo).
2. De repente, acrescenta: Não tenho mais dinheiro.
3. Quem teve o nome citado deve trocar de lugar rapidamente e o coordenador se
senta entre eles.
4. Alguém ficará sem lugar, em pé. Este será o próximo a fazer compras e assim
continua.
5. Se alguém não perceber que seu nome foi citado e por isso não se levantar,
será o que vai fazer compras
ATIVIDADE 2
Poema: Promessas
Pedro Bandeira
Primeiro dia de aula,
como é bom recomeçar!
Mala nova, tudo novo,
caderno, lápis no estojo,
tudo encapado,
tudo ajeitado,
tudo arrumado,
tudo prontinho.
Não conheço a professora,
também ela vai ser nova.
Sei que dela vou gostar,
e ela vai gostar de mim.
Prometo estudar bastante,
vou ser o primeiro da classe.
Não vou ficar de castigo,
nem vou brigar no recreio.
Tudo novo, vida nova.
Novos colegas também.
Mas eu prometo:
este ano,
eu não vou emprestar a minha borracha!
# Elaborar um texto escrevendo quais as promessas
para o ano letivo.
ATIVIDADE 3

ATIVIDADE 4
POEMA
: DUAS DUZIAS DE COISINHA A TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ
Passarinho
na janela,
pijama de flanela,
brigadeiro na panela.
Gato
andando no telhado,
cheirinho de mato molhado,
disco antigo sem chiado.
Pão
quentinho de manhã,
drops de hortelã,
grito do Tarzan.
Tirar a
sorte no osso,
jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.
Papagaio
que conversa,
pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume
aceso na mão,
dias quentes de verão,
descer pelo corrimão.
Almoço
de domingo,
revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.
Anãozinho
de jardim,
lacinho de cetim,
terminar o livro assim.
Otávio Roth
#
Pedir para elaborarem um poema (paródia) do poema
ATIVIDADE 5
Questões: Aluno:
________________________________ Turma: __________________
· O que é sílaba tônica?
· Dê exemplo de duas
palavras oxítonas.
· De exemplos de 2 palavras
monossílabas.
· O que é hiato? Dê
exemplos.
· O que é uma palavra
proparoxítona?
· De exemplo de duas
palavras paroxítonas
· Quantas letras tem o
alfabeto?
· O que é ditongo? Dê
dois exemplos.
· O que é uma palavra
polissílaba?
· O que são palavras
trissílabas?
· Quais são os pronomes
pessoais do caso reto?
· O coletivo de peixes é:
ATIVIDADE 6
CONCEITOS GERAIS
Letra: é o sinal gráfico (grafema)
convencionalmente usado na escrita.
Fonema: é uma unidade sonora indivisível
capaz de distinguir uma palavra de outra: bala, bela, bola,
bota, boca, boba.
Classificam-se os fonemas em:
Vogais: quando produzidos livremente, sem
que a corrente expiratória encontre, na cavidade bucal, qualquer obstáculo à
sua passagem. Exemplo: o e da palavra mesa.
Consoantes: quando a corrente expiratória
encontra, na cavidade bucal, obstáculo, à sua passagem. Exemplo: o l da
palavra lua.
Semivogais: são os fonemas i e u,
quando formam sílaba com outra vogal. As semivogais são representadas
fonologicamente pelo /y/ e pelo /w/. Por exemplo: pai:
/pay/; mãe: /mãy/; são: /sãw/.
Não há necessariamente
correspondência entre o som produzido e a grafia da palavra. Por exemplo.
· em hoje o h não
é pronunciado: temos 4 letras e 3 fonemas.
· em casa o s é
pronunciado como z: temos: 4 letras e 4 fonemas.
· em táxi o x é
pronunciado como ks: temos 4 letras e 5 fonemas.
Observe ainda que
uma mesma letra pode representar diferentes fonemas e um mesmo fonema pode ser
representado por várias letras:
· o fonema /z/ pode ser
representado pelas letras s, z, x: físico,
fazenda, exato.
· a letra x pode
representar os sons ch, z e ks: peixe,
exagero, prefixo.
1. Determine o número de letras e
fonemas dos vocábulos a seguir:
a) caminho:
b) quente:
c) quatro:
d) horror:
e) asfixia:
f) um:
g) baralho:
h) faixa:
i) excelente:
j) sexo:
k) hotel:
1. Determine o número de letras e fonemas
dos vocábulos a seguir:
a) caminho: 7 letras, 6 fonemas
b) quente: 6 letras, 4 fonemas
c) quatro: 6 letras, 6 fonemas
d) horror: 6 letras, 4 fonemas
e) asfixia: 7 letras, 8 fonemas
f) um: 2 letras, 1 fonema
g) baralho: 7 letras, 6 fonemas
h) faixa: 5 letras, 5 fonemas
i) excelente: 9 letras, 7 fonemas
j) sexo: 4 letras, 5 fonemas
k) hotel: 5 letras, 4 fonemas
Dígrafo: é o grupo de duas letras que
representam um só fonema. Exemplos: ch representam um só som
na palavra chave; gu representam um só som e rr também,
na palavra guerra.
Observação: O h em início de
palavra não constitui dígrafo com a letra que o segue.
1) Copie os dígrafos das seguintes
palavras e classifique-os: faça como no modelo:
Modelo: pombo: om - dígrafo vocálico
a) renascer:
b) excesso:
c) pássaro:
d) cheque:
e) desça:
f) disciplina:
g) rainha:
h) ontem:
i) lindo:
j) quero:
k) guilhotina:
l) rampa:
1) Copie os dígrafos das seguintes
palavras e classifique-os: faça como no modelo:
Modelo: pombo: om - dígrafo vocálico
a) renascer: sc - dígrafo consonantal
b) excesso: xc, ss - dígrafos
consonantais
c) pássaro: ss - dígrafo consonantal
d) cheque: ch, qu - dígrafos
consonantais
e) desça: sç - dígrafo consonantal
f) disciplina: sc - dígrafo
consonantal
g) rainha: nh - dígrafo consonantal
h) ontem: on, em - dígrafos vocálicos
i) lindo: in - dígrafo vocálico
j) quero: qu - dígrafo consonantal
k) guilhotina: gu, lh - dígrafos
consonantais
l) rampa: am - dígrafo vocálico
Sílaba: é o grupo de um ou mais fonemas
produzidos num só impulso expiratório. Na língua portuguesa, a sílaba é
caracterizada pela presença de uma vogal.
Sílaba
tônica:
é a sílaba emitida com
mais ênfase, sendo que em cada palavra há apenas uma sílaba tônica.
De acordo com a
intensidade com que são pronunciadas, as sílabas podem ser tônicas ou átonas.
Assim, a chamada sílaba átona é a que possui menor
intensidade numa palavra.
1. Separe as palavras em sílabas e
indique a sílaba tônica.
a) chafariz
b) recorde
c) juiz
d) bisturi
e) corajoso
f) abajur
g) Brasil
h) fósforo
i) responsáveis
j) proparoxítona
Ordem
alfabética: A ordem alfabética obedece a regra de
seguir as letras que compõe o alfabeto em sua ordem, ou seja, a mesma segue a
regra geral de sequência das letras que compõe nosso alfabeto brasileiro.
Quando as letras iniciais das palavras
são as mesmas, leva-se em conta a segunda letra, geralmente vogal, para dar
continuidade na organização da ordem alfabética.
Atividade: 1. Observe as imagens e ordene
os nomes em ordem alfabética.

2.Coloque as palavras de cada grupo em ordem
alfabética:
I. livro dado rua Carlos violão
II. baleia ilha Marcelo peteca unha
III. salada xarope escova Fábio galo
IV. zebra Thales amarelo quiabo navio
V. panela pipoca pudim pente pomada
VI. clero clone classe clima clube
Encontro consonantal: é o encontro de duas ou mais
consoantes sem vogal intermediária em uma mesma sílaba ou em sílabas separadas.
O encontro consonantal pode ser:
· Inseparável: consoante seguida de l ou r:
Exemplos: bl: bloco; cl: claro; gr: greve; pr: prato.
· Separável: consoante seguida de consoante que
não seja l ou r: Exemplos; as-pec-to;
rit-mo; ad-ven-to.
Separação silábica: marcada na língua escrita pelo
hífen [ - ], é útil na partição de palavras em fim de linha e constitui um
pré-requisito para o estudo da acentuação gráfica.
Atividade:
1.
Escreva exemplos de palavras que possuem os encontros consonantais
abaixo:
a) BR
b) CR
c) GR
d) GL
e) PL
f) TR
g) DR
h) FL
i) FR
ENCONTROS VOCÁLICOS
É o encontro de dois ou mais sons
vocálicos (vogais) em uma mesma palavra. Os encontros vocálicos classificam-se
em: ditongo, tritongo e hiato.
Ditongo: é o encontro de uma vogal e uma
semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba.
De acordo com a posição da vogal, um
ditongo pode ser:
· crescente: semivogal seguida de vogal: qua-se;
am-bí-guo
· decrescente: vogal antes de semivogal: pai;
mãe, véu.
De acordo com a
passagem ou não da corrente expiratória pelo nariz, um ditongo pode ser:
· oral: quando a corrente expiratória sai
somente pela boca: cai; pau; lei.
· nasal: quando a corrente expiratória sai
pela boca e pelo nariz: mãe; vão; tem.
Tritongo: é o encontro inseparável de
semivogal, vogal e semivogal na mesma sílaba.
O tritongo pode ser
oral ou nasal.
· oral: U-ru-guai; en-xa-guou
· nasal: sa-guão; en-xa-guem
Hiato: é o encontro de duas vogais, cada
uma delas pertencente a uma sílaba:
Exemplos: ju-iz; ba-ú;
ca-a-tin-ga.
1. Informe se os encontros vocálicos
são: ditongo crescente ou ditongo decrescente. Faça como no exemplo a seguir:
Exemplo: quatro: u
(semivogal), a (vogal) = ditongo crescente
a) papai:
b) água:
c) aipo:
d) cárie:
e) leite:
f) série:
g) peixe:
h) vários:
i) boi:
j) tênue:
k) pães:
Informe se os encontros vocálicos são:
ditongo crescente ou ditongo decrescente. Faça como no exemplo a seguir:
Exemplo: quatro: u (semivogal), a
(vogal) = ditongo crescente
a) papai: a (vogal), i (semivogal)
= ditongo decrescente
b) água: u (semivogal), a (vogal)
= ditongo crescente
c) aipo: a (vogal), i
(semivogal) = ditongo decrescente
d) cárie: i (semivogal), e (vogal)
= ditongo crescente
e) leite: e (vogal), i (semivogal)
= ditongo decrescente
f) série: i (semivogal), e
(vogal) = ditongo crescente
g) peixe: e (vogal), i
(semivogal) = ditongo decrescente
h) vários: i (semivogal), o
(vogal) = ditongo crescente
i) boi: o (vogal), i (semivogal) =
ditongo decrescente
j) tênue: u (semivogal), e (vogal)
= ditongo crescente
k) pães: ã (vogal), e (semivogal)
= ditongo decrescente
2. Informe se os ditongos são
orais ou nasais.
a) mau:
b) coração:
c) céu:
d) cãibra:
e) herói:
f) porém:
g) pai:
h) pólen:
i) touro:
j) hífen:
k) gênio:
l) vejam:
. Informe se os ditongos são orais
ou nasais.
a) mau: ditongo oral
b) coração: ditongo nasal
c) céu: ditongo oral
d) cãibra: ditongo nasal
e) herói: ditongo oral
f) porém: ditongo nasal
g) pai: ditongo oral
h) pólen: ditongo nasal
i) touro: ditongo oral
j) hífen: ditongo nasal
k) gênio: ditongo oral
3. Informe se os encontros vocálicos
são ditongos, tritongos ou hiatos.
a) área:
b) averiguei:
c) veem:
d) pai:
e) país:
f) aí:
g) ai:
h) aonde:
i) raiz:
j) teatro:
. Informe se os encontros vocálicos
são ditongos, tritongos ou hiatos.
a) área: ditongo
b) averiguei: tritongo
c) veem: hiato
d) pai: ditongo
e) país: hiato
f) aí: hiato
g) ai: ditongo
h) aonde: hiato
i) raiz: hiato
j) teatro: hiato

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS
Quanto ao número de sílabas, as
palavras podem ser:
· monossílabos: uma única sílaba (é; há; lar; teu;
quais).
· dissílabos: duas sílabas (ca-fé; ju-iz;
le-vou).
· trissílabos: três sílabas (lâm-pa-da; as-tu-to;
sa-í-da).
· polissílabos: mais de três sílabas (re-co-me-çar;
res-plan-de-cen-te).
1. Classifique os vocábulos a seguir, de acordo com o número de sílabas.
Siga o modelo:
Modelo: até: a - té
(dissílabo)
a) mais:
b) juiz:
c) ruim:
d) saída:
e) réu:
f) ecologia:
g) saí:
h) três:
i) pneu:
j) caricatura:
k) guerreiro:
CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO A POSIÇÃO DA SÍLABA
TÔNICA
Com
relação à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em
oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
→ Oxítonas: são
as palavras cuja sílaba tônica aparece na última sílaba.
Exemplos:
Acarajé, Araçá, Senador, Jesus, Pardal,
→
Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica aparece na penúltima sílaba.
Exemplos: Rato, Lápis,
Cachorro,
Menina,
Criança,
Fazenda
→
Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica aparece na antepenúltima sílaba.
Exemplos: análise,
hipérbole,
África,
cólica,
síntese
Fique
atento!
→ Nem
sempre a sílaba tônica é marcada por um acento ou sinal
gráfico
1. Classifique as seguintes palavras
em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
-
Perguntei: oxítona
-Sábado: proparoxítona
-
Calmaria: paroxítona
- Infância: paroxítona
-
coração: oxítona
-
Comprar: oxítona
-
Futebol: oxítona
-
Médico: proparoxítona
-
Pastel:
oxítona
-
Semente: paroxítona
-
Público: proparoxítona
-
Mágico: proparoxítona.
ATIVIDADES
DE REVISÃO
1 Defina o que é:
(A)
Monossílaba: palavra com uma única sílaba
(B)
Dissílaba: palavra com duas sílabas
(C)
Trissílaba: palavra com três sílabas
(D)
Polissílaba: palavra com quatro ou mais sílabas
2. Separe as
palavras seguintes em sílabas e classifique-as em:
dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
(A)
significado:
sig-ni-fi-ca-do
- polissílaba
(B)
pneumáticos:
pneu-má-ti-cos – políssilaba
(C)
observar:
ob-ser-var - trissílaba
(D)
arrebentam:
ar-re-ben-tam - polissílaba
(E)
passagem:
pas-sa-gem -
trissílaba
(F)
boato:
bo-a-to- trissílaba
(G)
guitarra: gui-tar-ra –
trissílaba
(H)
louça: lou-ça
- dissílaba
(I)Brincadeiras: brin-ca-dei-ras-
polissílaba
(J) Mel: mel monossílaba
3 Transcreva cada palavra na coluna adequada.
UVA LUA
MAR PAI MEU COR LIA DADO
MEL GALHO
MONOSSÍLABAS
|
DISSÍLABAS
|
pai
|
lua
|
mar
|
uva
|
cor
|
lia
|
meu
|
dado
|
mel
|
galho
|
4. Classifique as palavras quanto ao número de sílabas e
quanto à posição da sílaba tônica. Siga o modelo:
PALAVRAS
|
NÚMERO
DE SÍLABAS
|
SÍLABA
TÔNICA
|
FLORESTA
|
Trissílaba
|
Paroxítona
|
ARTÍSTICA
|
polissílaba
|
Proparoxítona
|
AMÉM
|
dissílaba
|
oxítona
|
PAÍSES
|
trissílaba
|
paroxítona
|
LÍRICA
|
trissílaba
|
proparoxítona
|
VIOLÃO
|
trissílaba
|
oxítona
|
5. Observe
as palavras abaixo e responda:
lâmpada astrônomo último médico quilômetro
|
a)Quanto à
posição da sílaba tônica, todas essas palavras têm a mesma classificação quanto
a sílaba tônica. Qual é? Proparoxítonas
b)Qual é a
regra de acentuação das palavras proparoxítonas? Todas as proparoxítonas são acentuadas
6.Leia o texto para responder o item 16.

. Nas seguintes
palavras do texto, identifique os encontros consonantais e os dígrafos.
(Coloque EC para encontro consonantal e D para dígrafos:
A) ( D )Sim
B) ( EC )Trajétoria
C) ( EC)Cerca
D) ( D )Insetos
E) ( D )Isso
F) ( EC )Percebem
G) ( EC)Testes
H) ( D )Fosse
I)
( EC)Refletida
J)
( D )que
7 Quantas letras e quantos
fonemas têm estas palavras.
(A) Margarida
(B) Espelho
(C) Ferro
(D) Guincho
(E) Papel
(F) Chuva
(G) Honesto .
(H) Excesso
(I) Fixo
j)Campanha
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