Total de visualizações de página

38,716

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Atividades 6º ano Ensino fundamental

 6º ANO
 
ATIVIDADE 1
1. Fazendo compras
Objetivos: Para descontração
Como Fazer:
1. Todos estão sentados em círculos e o coordenador, em pé, diz: Fui fazer compras com… (e diz o nome de várias pessoas do grupo).
2. De repente, acrescenta: Não tenho mais dinheiro.
3. Quem teve o nome citado deve trocar de lugar rapidamente e o coordenador se senta entre eles.
4. Alguém ficará sem lugar, em pé. Este será o próximo a fazer compras e assim continua.
5. Se alguém não perceber que seu nome foi citado e por isso não se levantar, será o que vai fazer compras
 
 
ATIVIDADE 2
Poema: Promessas
              Pedro Bandeira
 
Primeiro dia de aula,
como é bom recomeçar!
 
Mala nova, tudo novo,
caderno, lápis no estojo,
tudo encapado,
tudo ajeitado,
tudo arrumado,
tudo prontinho.
 
Não conheço a professora,
também ela vai ser nova.
Sei que dela vou gostar,
e ela vai gostar de mim.
 
Prometo estudar bastante,
vou ser o primeiro da classe.
Não vou ficar de castigo,
nem vou brigar no recreio.
 
Tudo novo, vida nova.
Novos colegas também.
Mas eu prometo:
este ano,
eu não vou emprestar a minha borracha!
 
 
 
# Elaborar um texto escrevendo quais as promessas para o ano letivo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE 3
http://image.slidesharecdn.com/ingredientesparaafelicidade-130121100441-phpapp02/95/slide-1-638.jpg?1358784318
 
 
ATIVIDADE 4
 
POEMA : DUAS DUZIAS DE COISINHA A TOA QUE DEIXAM A GENTE FELIZ
 

Passarinho na janela,
pijama de flanela,
brigadeiro na panela.
Gato andando no telhado,
cheirinho de mato molhado,
disco antigo sem chiado.
Pão quentinho de manhã,
drops de hortelã,
grito do Tarzan.
Tirar a sorte no osso,
jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.
Papagaio que conversa,
pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.
Vaga-lume aceso na mão,
dias quentes de verão,
descer pelo corrimão.
Almoço de domingo,
revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.
Anãozinho de jardim,
lacinho de cetim,
terminar o livro assim.
 Otávio Roth
 
# Pedir para elaborarem um poema (paródia) do poema

 
ATIVIDADE 5
Questões:     Aluno: ________________________________ Turma: __________________

·      O que é sílaba tônica?
·      Dê exemplo de duas palavras oxítonas.
·      De exemplos de 2 palavras monossílabas.
·      O que é hiato? Dê exemplos.
·      O que é uma palavra proparoxítona?
·      De exemplo de duas palavras paroxítonas
·      Quantas letras tem o alfabeto?
·      O que é ditongo? Dê dois exemplos.
·      O que é uma palavra polissílaba?
·      O que são palavras trissílabas?
·      Quais são os pronomes pessoais do caso reto?
·      O coletivo de peixes é:

ATIVIDADE 6
 
CONCEITOS GERAIS
 
Letra: é o sinal gráfico (grafema) convencionalmente usado na escrita.
 
Fonema: é uma unidade sonora indivisível capaz de distinguir uma palavra de outra: bala, bela, bola, bota, boca, boba.
 
Classificam-se os fonemas em:
 
Vogais: quando produzidos livremente, sem que a corrente expiratória encontre, na cavidade bucal, qualquer obstáculo à sua passagem. Exemplo: o e da palavra mesa.
 
Consoantes: quando a corrente expiratória encontra, na cavidade bucal, obstáculo, à sua passagem. Exemplo: o l da palavra lua.
 
Semivogais: são os fonemas i e u, quando formam sílaba com outra vogal. As semivogais são representadas fonologicamente pelo /y/ e pelo /w/. Por exemplo: pai: /pay/; mãe: /mãy/; são: /sãw/.
 
Não há necessariamente correspondência entre o som produzido e a grafia da palavra. Por exemplo.
 
·  em hoje o h não é pronunciado: temos 4 letras e 3 fonemas.
·  em casa o s é pronunciado como z: temos: 4 letras e 4 fonemas.
·  em táxi o x é pronunciado como ks: temos 4 letras e 5 fonemas.
Observe ainda que uma mesma letra pode representar diferentes fonemas e um mesmo fonema pode ser representado por várias letras:
 
·  o fonema /z/ pode ser representado pelas letras szx: físico, fazenda, exato.
·  a letra x pode representar os sons chz e ks: peixe, exagero, prefixo.
 
1. Determine o número de letras e fonemas dos vocábulos a seguir:
a) caminho:
b) quente:
c) quatro:
d) horror:
e) asfixia:
f) um:
g) baralho:
h) faixa:
i) excelente:
j) sexo:
k) hotel:
 
1. Determine o número de letras e fonemas dos vocábulos a seguir:
a) caminho: 7 letras, 6 fonemas
b) quente: 6 letras, 4 fonemas
c) quatro: 6 letras, 6 fonemas
d) horror: 6 letras, 4 fonemas
e) asfixia: 7 letras, 8 fonemas
f) um: 2 letras, 1 fonema
g) baralho: 7 letras, 6 fonemas
h) faixa: 5 letras, 5 fonemas
i) excelente: 9 letras, 7 fonemas
j) sexo: 4 letras, 5 fonemas
k) hotel: 5 letras, 4 fonemas
 
 
 
 
 
Dígrafo: é o grupo de duas letras que representam um só fonema. Exemplos: ch representam um só som na palavra chavegu representam um só som e rr também, na palavra guerra.
 
Observação: O h em início de palavra não constitui dígrafo com a letra que o segue.
 
1) Copie os dígrafos das seguintes palavras e classifique-os: faça como no modelo:
Modelo: pombo: om - dígrafo vocálico
 
a) renascer:
b) excesso:
c) pássaro:
d) cheque:
e) desça:
f) disciplina:
g) rainha:
h) ontem:
i) lindo:
j) quero:
k) guilhotina:
l) rampa:
 
1) Copie os dígrafos das seguintes palavras e classifique-os: faça como no modelo:
Modelo: pombo: om - dígrafo vocálico
 
a) renascer: sc - dígrafo consonantal
b) excesso: xc, ss - dígrafos consonantais
c) pássaro: ss - dígrafo consonantal
d) cheque: ch, qu - dígrafos consonantais
e) desça: sç - dígrafo consonantal
f) disciplina: sc - dígrafo consonantal
g) rainha: nh - dígrafo consonantal
h) ontem: on, em - dígrafos vocálicos
i) lindo: in - dígrafo vocálico
j) quero: qu - dígrafo consonantal
k) guilhotina: gu, lh - dígrafos consonantais
l) rampa: am - dígrafo vocálico
 
 
Sílaba: é o grupo de um ou mais fonemas produzidos num só impulso expiratório. Na língua portuguesa, a sílaba é caracterizada pela presença de uma vogal.
 
Sílaba tônica: é a sílaba emitida com mais ênfase, sendo que em cada palavra há apenas uma sílaba tônica.
De acordo com a intensidade com que são pronunciadas, as sílabas podem ser tônicas ou átonas.
Assim, a chamada sílaba átona é a que possui menor intensidade numa palavra.
 
1. Separe as palavras em sílabas e indique a sílaba tônica.
a) chafariz
b) recorde
c) juiz
d) bisturi
e) corajoso
f) abajur
g) Brasil
h) fósforo
i) responsáveis
j) proparoxítona
 
 
 Ordem alfabética: A ordem alfabética obedece a regra de seguir as letras que compõe o alfabeto em sua ordem, ou seja, a mesma segue a regra geral de sequência das letras que compõe nosso alfabeto brasileiro.
Quando as letras iniciais das palavras são as mesmas, leva-se em conta a segunda letra, geralmente vogal, para dar continuidade na organização da ordem alfabética.
 
Atividade: 1. Observe as imagens e ordene os nomes em ordem alfabética.
 
 
2.Coloque as palavras de cada grupo em ordem alfabética:
I.     livro   dado   rua     Carlos   violão
 
II.   baleia   ilha   Marcelo   peteca   unha
 
III.  salada   xarope   escova   Fábio   galo
 
IV.   zebra   Thales   amarelo   quiabo   navio
 
V.    panela   pipoca   pudim   pente   pomada
 
VI.   clero   clone   classe   clima   clube
 
 
Encontro consonantal: é o encontro de duas ou mais consoantes sem vogal intermediária em uma mesma sílaba ou em sílabas separadas.
 
O encontro consonantal pode ser:
 
·  Inseparável: consoante seguida de l ou r: Exemplos: blbloco; clclaro; grgreve; prprato.
·  Separável: consoante seguida de consoante que não seja l ou r: Exemplos; as-pec-to; rit-mo; ad-ven-to.
Separação silábica: marcada na língua escrita pelo hífen [ - ], é útil na partição de palavras em fim de linha e constitui um pré-requisito para o estudo da acentuação gráfica.
 
Atividade:
1.                                                      Escreva exemplos de palavras que possuem os encontros consonantais abaixo:
a)    BR
b)    CR
c)    GR
d)    GL
e)    PL
f)     TR
g)    DR
h)    FL
i)      FR
 
 
 
 
ENCONTROS VOCÁLICOS
É o encontro de dois ou mais sons vocálicos (vogais) em uma mesma palavra. Os encontros vocálicos classificam-se em: ditongo, tritongo e hiato.
 
Ditongo: é o encontro de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. 
De acordo com a posição da vogal, um ditongo pode ser:
 
·  crescente: semivogal seguida de vogal: qua-se; am-bí-guo
·  decrescente: vogal antes de semivogal: pai; mãe, véu.
De acordo com a passagem ou não da corrente expiratória pelo nariz, um ditongo pode ser:
 
·  oral: quando a corrente expiratória sai somente pela boca: cai; pau; lei.
·  nasal: quando a corrente expiratória sai pela boca e pelo nariz: mãe; vão; tem.
 
Tritongo: é o encontro inseparável de semivogal, vogal e semivogal na mesma sílaba.
O tritongo pode ser oral ou nasal.
·  oral: U-ru-guai; en-xa-guou
·  nasal: sa-guão; en-xa-guem
 
Hiato: é o encontro de duas vogais, cada uma delas pertencente a uma sílaba: 
Exemplos: ju-iz; ba-ú; ca-a-tin-ga.
 
1. Informe se os encontros vocálicos são: ditongo crescente ou ditongo decrescente. Faça como no exemplo a seguir:
Exemplo: quatro: u (semivogal), a (vogal) = ditongo crescente
 

a) papai:
b) água:
c) aipo:
d) cárie:
e) leite:
f) série:
g) peixe:
h) vários:
i) boi:
j) tênue:
k) pães:
 

Informe se os encontros vocálicos são: ditongo crescente ou ditongo decrescente. Faça como no exemplo a seguir:
Exemplo: quatro: u (semivogal), a (vogal) = ditongo crescente
 
a) papai: a (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
b) água: u (semivogal), a (vogal) = ditongo crescente
c) aipo: a (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
d) cárie: i (semivogal), e (vogal) = ditongo crescente
e) leite: e (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
f) série: i (semivogal), e (vogal) = ditongo crescente
g) peixe: e (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
h) vários: i (semivogal), o (vogal) = ditongo crescente
i) boi: o (vogal), i (semivogal) = ditongo decrescente
j) tênue: u (semivogal), e (vogal) = ditongo crescente
k) pães: ã (vogal), e (semivogal) = ditongo decrescente
 

2. Informe se os ditongos são orais ou nasais.
a) mau:
b) coração:
c) céu:
d) cãibra:
e) herói:
f) porém:
g) pai:
h) pólen:
i) touro:
j) hífen:
k) gênio:
l) vejam:
. Informe se os ditongos são orais ou nasais.
a) mau: ditongo oral
b) coração: ditongo nasal
c) céu: ditongo oral
d) cãibra: ditongo nasal
e) herói: ditongo oral
f) porém: ditongo nasal
g) pai: ditongo oral
h) pólen: ditongo nasal
i) touro: ditongo oral
j) hífen: ditongo nasal
k) gênio: ditongo oral

l) vejam: ditongo nasal



3. Informe se os encontros vocálicos são ditongos, tritongos ou hiatos.
a) área:

b) averiguei:

c) veem:

d) pai:

e) ps:

f) :
g) ai:

h) aonde:

i) raiz:

j) teatro:

 

. Informe se os encontros vocálicos são ditongos, tritongos ou hiatos.
a) área: ditongo

b) averiguei: tritongo

c) veem: hiato

d) pai: ditongo

e) ps: hiato

f) : hiato     
g) ai: ditongo

h) aonde: hiato

i) raiz: hiato

j) teatro: hiato

 

Regras para aprender Divisão Silábica das palavras, especial para ...


 

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS

Quanto ao número de sílabas, as palavras podem ser:

·  monossílabos: uma única sílaba (é; há; lar; teu; quais).

·  dissílabos: duas sílabas (ca-fé; ju-iz; le-vou).

·  trissílabos: três sílabas (lâm-pa-da; as-tu-to; sa-í-da).

·  polissílabos: mais de três sílabas (re-co-me-çar; res-plan-de-cen-te).

 

 

1. Classifique os vocábulos a seguir, de acordo com o número de sílabas. Siga o modelo:

Modelo: até: a - té (dissílabo)


a) mais:

b) juiz:

c) ruim:

d) saída:

e) réu:

f) ecologia:

g) saí:

h) três:

i) pneu:

j) caricatura:

k) guerreiro:


 

 

 

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO A POSIÇÃO DA SÍLABA TÔNICA

Com relação à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser classificadas em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

 

→ Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica aparece na última sílaba.

Exemplos: Acarajé, Araçá, Senador, Jesus, Pardal,

 

→ Paroxítonassão as palavras cuja sílaba tônica aparece na penúltima sílaba.

Exemplos: Rato, pis, Cachorro, Menina, Criança, Fazenda

 

→ Proparoxítonassão as palavras cuja sílaba tônica aparece na antepenúltima sílaba.

Exemplos: alise, hipérbole, África, lica, síntese

 

Fique atento!

→ Nem sempre a sílaba tônica é marcada por um acento ou sinal gráfico

 

1. Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona:

- Perguntei:              oxítona

-Sábado:                   proparoxítona

- Calmaria:                 paroxítona

- Infância:                  paroxítona

- coração:                  oxítona

- Comprar:                 oxítona

- Futebol:                   oxítona

- Médico:                   proparoxítona

- Pastel:                      oxítona

- Semente:                 paroxítona

- Público:                    proparoxítona

- Mágico:                    proparoxítona.

 

 

ATIVIDADES DE REVISÃO

1   Defina o que é:

(A) Monossílaba: palavra com uma única sílaba

(B) Dissílaba: palavra com duas sílabas

(C) Trissílaba: palavra com três sílabas

(D) Polissílaba: palavra com quatro ou mais sílabas

 

2.  Separe as palavras seguintes em sílabas e classifique-as em: dissílaba, trissílaba ou polissílaba.         

(A)   significado: sig-ni-fi-ca-do    - polissílaba

(B)   pneumáticos: pneu-má-ti-cos – políssilaba 

(C)   observar: ob-ser-var       - trissílaba

(D)   arrebentam: ar-re-ben-tam - polissílaba

(E)   passagem: pas-sa-gem -  trissílaba

(F)   boato: bo-a-to- trissílaba

(G)   guitarra: gui-tar-ra – trissílaba

(H)   louça:  lou-ça  -  dissílaba

(I)Brincadeiras: brin-ca-dei-ras- polissílaba

(J) Mel:  mel   monossílaba

 

3 Transcreva cada palavra na coluna adequada.         

 

UVA          LUA          MAR          PAI          MEU        COR          LIA     DADO    MEL    GALHO

 

MONOSSÍLABAS

DISSÍLABAS

pai

lua

mar

uva

cor

lia

meu

dado

mel

galho

 

4. Classifique as palavras quanto ao número de sílabas e quanto à posição da sílaba tônica. Siga o modelo:         

 

PALAVRAS

NÚMERO DE SÍLABAS

SÍLABA TÔNICA

FLORESTA

Trissílaba

Paroxítona

ARTÍSTICA

polissílaba

Proparoxítona

AMÉM

dissílaba

oxítona

PAÍSES

trissílaba

paroxítona

LÍRICA

trissílaba

proparoxítona

VIOLÃO

trissílaba

oxítona

 

 

5.  Observe as palavras abaixo e responda:

        

lâmpada          astrônomo          último          médico          quilômetro

 

a)Quanto à posição da sílaba tônica, todas essas palavras têm a mesma classificação quanto a sílaba tônica. Qual é?              Proparoxítonas

 

b)Qual é a regra de acentuação das palavras proparoxítonas?    Todas as proparoxítonas são acentuadas

 

 

6.Leia o texto para responder o item 16.

 

   Texto, Carta

Descrição gerada automaticamente

 

. Nas seguintes palavras do texto, identifique os encontros consonantais e os dígrafos. (Coloque EC para encontro consonantal e D para dígrafos:

 

A)  D )Sim            

B)  ( EC )Trajétoria   

C)  ( EC)Cerca        

D)  ( D  )Insetos       

E)  ( D  )Isso            

F)  ( EC )Percebem

G) ( EC)Testes

H)  ()Fosse

I)    ( EC)Refletida

J)   ( D  )que

 

7  Quantas letras e quantos fonemas têm estas palavras.


(A)   Margarida                                               

(B)   Espelho                                                  

(C)   Ferro                                                     

(D)   Guincho                                               

(E)   Papel                                                   

(F)   Chuva                                                   

(G)   Honesto            .                                   

(H)   Excesso                                             

(I)  Fixo                                               

j)Campanha                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário