Instruções:
Leia toda a questão antes de resolvê-la. Use somente caneta nas respostas da prova.
Revise toda prova antes de entregá-la ao professor.
1ª Questão: (6 acertos)
O ÍNDIO
Edson Rodrigues dos Passos
_ Meu Deus, é ele!
Quem já conversou com um índio, assim um papo aberto, sobre futebol, religião, amor...? A primeira idéia que nos vem é da impossibilidade deste diálogo, risos, preconceitos, talvez. O que dizer então da visão dos estrangeiros, que pensam que andamos nus, atiramos em capivaras com flechas envenenadas e dançamos literalmente a dança da chuva pintados de urucu na praça da Sé ou na avenida Paulista?
Pois na minha escola no ano de 1995 ocorreu a matrícula de um índio. Um genuíno adolescente pataxó.
A funcionária da secretária não conseguiu esconder o espanto quando na manhã de segunda-feira abriu preguiçosamente a portinhola e deparou-se com um pataxó sem camisa com o umbigo preto para fora, dois penachos brancos na cabeça e a senha número “um” na mão, que sem delongas disse:
_ Vim matricular meu filho.
E foi o que ocorreu, preenchidos os papéis, apresentados os documentos, fotografias, certidões, transferências, alvarás, licenças, etc. A noticia subiu e desceu rapidamente os coordenadores do colégio, atravessou as ruas do bairro, transpôs a sala dos professores e chegou à sala da diretora, que levantou e, em brado forte e retumbante, proclamou:
_ Mas é um índio mesmo?
Era um índio mesmo. O desespero tomou a alma da pobre mulher; andava de um lado para o outro, olhava a ficha do novo aluno silvícola, ia até os professores, chamava dois ou três, contava-lhes, voltava à sala, ligava para outros diretores pedindo auxilio, até que teve uma idéia: pesquisaria na biblioteca. Chegando lá, revirou Leis, Decretos, Portarias, Tratados, o Atlas, Mapas históricos e nada. Curiosa com a situação, a funcionaria questionou:
_ Qual o problema para tanto barulho?
_ Precisamos ver se podemos matricular um índio; ele tem proteção federal, não sabemos que língua fala,seus costumes, se pode viver fora da reserva; Enfim, precisamos de amparo legal. E se ele resolver vir nu estudar, será que podemos impedir?
Passam os dias e enfim chega o primeiro dia de aula, a vinda do índio já era noticia corrente, foi amplamente divulgada pelo jornal do bairro, pelas comadres nos portões, pelo japonês tomateiro da feira, pelos aposentados da praça, não se falava noutra coisa. Uma multidão aguardava em frente da escola, a chegada do índio, pelas frestas da janela, que dava para o portão principal, em cima das cadeiras e da mesa, disputavam uma melhor visão os professores – sem nenhuma falta - , a diretora, a supervisora de ensino e o delegado.
O porteiro abriu o portão – sem que ninguém entrasse – e fitou ao longe o final da avenida; surgiu entre a poeira e o derreter do asfalto um fusca, pneus baixos, rebaixado, parou em frente da escola, o rádio foi desligado, tal o silêncio da multidão que se ouviu o rangido da porta abrir, desceu um menino roliço, chicletes, boné do Chicago Bulls, tênis Reebok, calça jeans, camiseta, walkman nas orelhas, andou até o porteiro e perguntou:
_ Pode assistir aula de walkman?
QUESTÕES
a)Entre outros temas, o texto aborda o preconceito.Levando em conta a formação da palavra (pré + conceito), responda:O que é preconceito?
b)Para ilustra o ponto de vista sobre o preconceito, o narrador conta um caso que ocorreu na escola em que trabalhava:a matrícula de um índio, um “”genuíno adolescente pataxó”. O emprego dessa expressão cria no leitor uma expectativa quanto ao modo de ser desse índio.Como inicialmente você imaginou que ele fosse?
c)As matrículas escolares geralmente envolvem uma série de exigências:filas, preenchimentos de formulários,fotocópias, etc.O modo como o pai estava vestido no dia da matrícula era coerente com o jeito de se vestir de um legítimo índio pataxó?
d)A expressão “brado forte e retumbante” cria uma relação de intertextualidade com outro texto bastante conhecido dos brasileiros.Qual é esse texto?
Questão 2 ( 10 acertos)
Dê a classe gramatical das palavras destacadas: substantivo, artigo, numeral, adjetivo, locução adjetiva ou pronome.
a)“A notícia subiu e desceu rapidamente os corredores do colégio, atravessou as ruas do bairro, transpôs à sala dos professores e chegou a sala da diretora, que se levantou ...”
b)A primeira idéia que nos vem é da impossibilidade deste diálogo, risos,preconceitos, talvez...Pois na minha escola no ano de 1995 ocorreu a matrícula de um índio.”
Questão 3 ( 5 acertos )
Retire o que se pede do segundo parágrafo do texto:
a)adjetivo referente a papo:_________________________________________________________
b)um substantivo concreto:_________________________________________________________
c)um substantivo próprio:___________________________________________________________
d)uma locução adjetiva:_____________________________________________________________
e)artigo indefinido:_________________________________________________________________
Questão 4 ( 1 acerto)
Escreva um pequeno diálogo que poderia ter ocorrido entre o aluno índio e a professora no primeiro dia de aula.
Questão 5 ( 6 acertos)
Identifique no quadro os substantivos e pinte-os:
cachorro | aquele | nossa | umas | Eu | tristeza |
revoltado | árvore | dezoito | triste | minha | alto |
cantamos | jogamos | semáforo | aquilo | amor | bonito |
receberemos | quinze | ele | peixe | pequeno | mim |
BOA AVALIAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário