Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

atividades de revisão Análise sintática

EXERCÍCIOS  DE REVISÃO
01.              Transforme os verbos transitivos destacados em substantivos, seguindo o modelo.

·                    Descrever o livro.
·                    A descrição do livro.

a)                  Proteger o filho caçula.
b)                 Investigar  a denúncia.
c)                  Participar  do encontro.
d)                 Rever  as tarefas.
e)                  Distribuir  presentes.

02.              Classifique o termo destacado em adjunto adnominal ou complemento nominal, em seguida, justifique sua resposta em cada item, lembrando-se da regra que diferencia um termo sintático do outro.
a)                  A empresa anunciou a contratação de funcionários jovens.
Justificativa:
b)                 As contratações da empresa visam dar oportunidades aos jovens
Justificativa:

03.              Observe estas frases.

Viagens à praia provocam alegria...
Por que vamos à praia?

      Classifique   as funções sintáticas dos termos destacados em cada frase, observando se o termo está ligado a um nome ou a um verbo, e justifique sua resposta.
     
04.              O aposto pode ser empregado para:

A)               Explicar, resumir e identificar.
B)                Enumerar ou recapitular, nesse caso, pode vir precedido pelas expressões  a saber, por exemplo, isto é,  ou ser representado por um pronome indefinido, como nada, ninguém, qualquer, etc;
C)                Marcar uma especificação, uma individualização; nesse caso, pode vir ou não preposicionado;
D)               Marcar uma distribuição, por meio de  um e outro, este e aquele, etc;

Indique com qual desses casos (marcando a letra correspondente) os apostos destacados a seguir se identifiquem.
(     )  Só jantava comidas leves: uma salada, uma sopa de legumes, um caldo de carne.
(    )   Os rapazes eram dois bons profissionais, um em informática e o outro em engenharia
(     )  “Nós tínhamos imaginado, mamãe e eu, fazer uma grande peregrinação”.
(     )  O poema ‘Vou-me embora pra Pasárgada’ é do grande poeta Manuel Bandeira.

05.              Escreva se os termos destacados são complemento nominal ou adjunto adnominal.
a)                  Ele é perito em cirurgia.
b)                 Ele tem amor de mãe.
c)                  Ele tem amor à mãe.
d)                 A resposta do patrão não os convenceu.

06.              Leia estes versos do poema:

Por amor de S. Francisco,
Vosso mestre, nosso pai,
Santa Clara, todo risco
Dissipai.

Nesses versos, há uma referência ao passado de Santa Clara. Ela viveu entre 1193 e 1253 e, em contato com São Francisco, de quem recebeu os ensinamentos, decidiu-se tornar religiosa. Foi fundadora da ordem das clarissas e canonizada e 1255.
Em relação ao verso “Vosso mestre, nosso pai”:

a)                  A quem as expressões vosso mestre e nosso pai  se referem?
b)                 Que sentido essas expressões têm no contexto?
c)                  Qual é a função sintática desses termos: aposto ou vocativo? Por quê?

07.              Preencha os parênteses da segunda coluna de acordo com o resultado da análise dos termos destacados na primeira.
a)      Permanecemos todos calados.
b)      Diz-me, meu filho, que fizeste hoje.
c)      Este vaso é o teu presente.
d)     Dera-lhe tudo: casa, roupa, comida.
e)      Aquele desastre foi feito por ele.
f)       Temos necessidades de ajuda.
g)      Ele chorou de covarde.
h)      Elegeram-no governador.
i)        Os pagãos lhe deram um tesouro.

(     )  complemento nominal
(     )  aposto
(     )  objeto direto
(     )  objeto indireto
(     )  predicativo do sujeito
(     )  predicativo do objeto
(     )  adjunto adnominal
(     )  vocativo
(     )  agente da passiva
(     )  adjunto adverbial.

Leia este poema de Carlos Drummond de Andrade e responda às questões propostas:



                           BALANÇO
A pobreza do eu
a opulência do mundo

A opulência do eu
a pobreza do mundo

A pobreza de tudo
a opulência de tudo

A incerteza de tudo
na certeza de nada.



08.   A construção do poema tem como base o contraste de palavras, que formam vários pares antitéticos (sentidos contrários, palavras antônimas). Identifique alguns desses pares.
09.  Observe que o poema é essencialmente nominal, isto é, não apresenta verbos. As imagens são construídas a partir de um nome (substantivo) e de termos que o acompanham. Observe os versos das três primeiras estrofes.
a)      Que substantivos desempenham o papel de núcleo dessas expressões?
b)      Que palavras e expressões modificam esses núcleos.
c)      Logo, que função sintática eles desempenham?

10.  Releia os versos da 4ª estrofe. Note que eles apresentam duplo sentido e, de acordo com cada um dos sentidos e, de acordo com cada um dos sentidos, as expressões de tudo e de nada desempenham funções sintáticas diferentes. Uma delas é  a de adjunto adnominal, situação em que tudo e nada  são possuidores da incerteza e da certeza, respectivamente. Que outro sentido e que outra função sintática essas expressões podem ter?

11.  A palavra balanço, que dá título ao poema, apresenta vários sentidos. (contabilidade, movimento, área de recreação).
Considerando a troca de posição das palavras e a ambiguidade semântico-sintática de algumas delas, de qual desses sentidos a palavra  balanço se aproxima mais? Por quê?

12.  Reescreva as frases a seguir, transformando o verbo destacado em substantivo. Depois identifique o complemento nominal.
a)      A instituição de caridade necessita  de agasalhos para doação.
b)      Ela requereu afastamento por motivo de doença.
c)      Na reunião, o diretor referiu-se ao relatório anual da empresa.
d)     O advogado expôs  seus argumentos ao juiz.

13.  Coloque nos parênteses;
CN – complemento nominal
AA – adjunto adnominal

a)      A construção  da estrada foi aprovada pelo governadora. (    )
b)      Ele perdeu a carteira de identidade. (    )
c)      A parede era perpendicular ao muro. (    )
d)     A intervenção do deputado foi inconveniente. (    )

14.  Explique a diferença de sentido entre:
a)      A confiança nos amigos ajudou-o a superar o problema.
b)      A confiança dos amigos ajudou-o a superar o problema.

15.   Dependendo do contexto em que a oração abaixo for empregada, o termo destacado pode ter duas funções sintáticas diferentes. Indique-as.
“Luciana e Cláudia, minhas amigasviajaram ontem.
a) ____________________________________
b)_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário