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sábado, 12 de maio de 2012

POEMAS SOBRE A CAPOEIRA 7ª SÉRIE VICTÓRIO BRAVIM - 2012

A Capoeira

É uma expressão cultural
Sendo afro-brasileira
Uma mistura de dança e luta
Assim é a capoeira

Era uma cultura dos escravos
E assim se expandiu
E até hoje bem praticada
No território do Brasil

Sendo originária do Tupi
Referindo-se a mata rasteira
Utilizando os pés e as mãos
É uma cultura brasileira

Muitos praticavam nos quilombos
Para sua cultura expressar
E até hoje a capoeira
Muitos gostam de praticar


Mestre Bimba fundou
Uma academia de capoeira
Na cidade de Salvador
Sendo a primeira brasileira

Desenvolvida pelos escravos do Brasil
Como uma forma de elevar seu moral
Trazendo sua religião
E sua tradição cultural
                                                                                                                                                        Alejandro, Marcelo, Felipe José - 7ª série













A Capoeira
A capoeira é uma luta
Que foi desenvolvida no Brasil
Os negros lutavam com dedicação
Para conseguir a libertação

E começou só como uma luta
Transformou-se em uma  dança para disfarçar
Agora é praticada ao som de palmas e do berimbau
Que antes era uma arte mortal

O primeiro mestre de capoeira
Foi o mestre Bimba
Fundou a primeira academia
Em Salvador, na Bahia

A capoeira hoje é uma arte
Que mistura música, luta e dança
Antes era praticada por negros, por causa dos feitores
Mas hoje é praticada por gente de todas as cores

Não pense, que capoeira
É coisa de negros
Na África era uma arte marcial
Mas com ela, o Brasil é ainda mais especial.                                                     Leonardo  Rodolfo e Rodrigo -   7ª série
A Capoeira
A capoeira é uma expressão cultural
Criada pelos negros
É uma mistura de dança e luta
Golpes e ginga

A música é um componente fundamental
Eles introduziram os instrumentos
Exemplo: berimbau, reco-reco e tambor
Foi introduzida como forma de ludibriar os escravizadores

Existem muitos mestres de capoeira
O mestre que se destacou é o Bimba
Foi o fundador da primeira academia de capoeira no Brasil
Assim crescia a capoeira no mundo todo

Houve comparações
Da arte americana com a afro-norte
Dos azuis e da capoeira
Levando a outros países

Hoje a capoeira é praticada nas escolas
Como cultura afro-brasileira
Representando comidas originárias da África
Com roda batendo palmas                                                                                                             Raquel -    Nicaeli – Silmara  - 7ª série
A capoeira
Batendo palma
Virando mortal
No acompanhamento
Do berimbau

Os negros
Tinham força e valentia
E lutavam
Pela sua alforria

A música é um componente
Fundamental da capoeira
Que hoje faz parte
Da cultura afro-brasileira

Segundo o mestre Noronha
O berimbau
Era uma arma
Maligna e mortal

A capoeira
Não pode ser
Praticada visando a cor
Mas o amor                                           Mateus, Ângela e Douglas - 7ª série
A capoeira
A capoeira ensina dançar
É cultura popular
Também lutar,
E com isso, aprendemos a brincar

Com os movimentos se defender
E a luta aprender
A capoeira ajuda a transmitir
E resistir às dores

Esses escravos trouxeram
Consigo a sua tradição
Religião e cultura
De 50 golpes, 22 são mortais

A música é uma parte fundamental
Foi introduzida para enganar
Se movimentar e jogar
Executar e escutar

Nos EUA, negros e latinos
Dançavam capoeira
Com ajuda de
Grandes dançarinos                          Larissa B., Larissa K. e Laís - 7ª série

REVISÃO ANÁLISE SINTÁTICA

1)Identifique o predicado, destacando o seu núcleo e classifique-o:
a)Os meninos foram ao teatro.
b)As bailarinas ensaiavam uma linda coreografia.
c)A vida é maravilhosa .
d)Tenho amor aos animais.
e)Aquele cantor é excelente.
f)Choveu muito essa noite.

2)Marque as frases que contem verbos de estado:
a)João está animado com a festa.
b)Os jogadores treinavam com seriedade.
c)Estas borboletas são raríssimas .
d)O professor trouxe bombons para os alunos.

3)faça duas orações que contenham;
a)predicado com verbo indicando estado.
b)predicado com verbo indicando ação.

4)Identifique o predicado, classificando-o em verbal ou nominal.
a)O zoológico está repleto de visitantes curiosos.
b)Os bombeiros apagaram o fogo rapidamente.
c)Os garotos jogavam vôlei na praia.
d)A bicicleta está quebrada
e)Os estudantes estão satisfeitos com os professores.
f)A seca castigou o nosso estado.

5)Diga se o verbo é intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo indireto ou direto:
a)As crianças dormem no sofá.
b)Nós construímos uma churrasqueira no quintal.
c)Mamãe assiste a missa todos os domingos.
e)Eduardo ensina técnica de redação aos alunos.
f)Todas as manhãs eu ando bastante .
g)Ceda os seus brinquedos aos mais pobres.
h)Clarissa acendeu as luzes da sala.

6)Complete as frases com predicativos do sujeito:
a)A água está
b)Mamãe anda
c)A menina perece
d)A criança tornou-se madura
e)O tempo continua                     
f)Dona lídia permaneceu
g)Seu Zé ficou
h)Nossas filhas são

7)Assinale as frases em que o predicado é verbo-nominal:
a) Os rapazes saíram saudosos.
b)Os estudantes saíram satisfeitos do colégio.
c)Nós consideramos aquele quadro interessante.
d)O povo elegeu meu vizinho deputado
e)Muitos chamaram-lhe de enganador
f)Ela permanece solteira.
g)O carro parou na avenida.

8)Diga se o verbo é intransitivo, transitivo ou de ligação:
a)João Paulo vai virar fantasma.
b)O tempo virou de repente.
c)Ela virou o rosto ao passar.
d)Vire a página e esqueça.

9)Identifique o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto;
a)As crianças viajaram contentes.
b)As moçinhas voltaram contentes.
c)O povo elegeu meu amigo vereador.
d)O juiz julgou o réu inocente.

10)Complete as frases com predicativos dos objeto;
a)Encontramos a menina
b)Achei o vereador
c)O médico deixou a paciente
d)A classe elegeu Paulo

11)Escreva três orações para cada estrutura a seguir:
a)Sujeito + verbo intransitivo + predicativo do sujeito.
b)sujeito + verbo transitivo direto + objeto direto + predicativo do sujeito
c)Sujeito + verbo transitivo direto + predicativo do sujeito

12)Faça como o modelo:

As crianças saíram cedo da escola;
Sujeito: As crianças
Núcleo do sujeito: crianças
Predicado: saíram cedo da escola

A) Nos últimos 20 anos a situação tem se agravado.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Tipo de sujeito:
Predicado:

B) Psicóloga e especialista em criança e adolescente Jerusa Goretti da Silva afirma.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Tipo de sujeito:
Predicado:

C) O índio Galdino e a empregada Sirley Dias foram vitimas de jovens sem limites.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Tipo de sujeito:
Predicado:

Exercícios de gramática

1.  Sublinhe e classifique o predicado em: VERBAL, NOMINAL e VERBO-NOMINAL.
a) A peça de teatro foi engraçadíssima.
b) Achamos o filme muito engraçado.
c) Na sala do tribunal a assistência permanecia muda.
d) Eu permaneci o tempo todo ali.

2.  Classifique sintaticamente os termos em destaque:
a) Os rituais de cura tornam os pajés prestigiados.
b) O presente deixou o menino feliz.
c) Os convidados estão chegando.
d) Todo ano, novas promessas.
e) O jardineiro tem mãos calejadas.
f) Faz muito frio á noite.
g) Há flores na janela.
h) Senhor, me ajude!
i) Minha opinião difere da sua.
j) Paris, cidade da luzes, é mais bonita na primavera.

3. Sublinhe os adjuntos adnominais e ligue-os, através de setas, aos substantivos a eles relacionados:
a) Brasil era o país ideal.
b) Esse casal tem duas lindas filhas.
c)Minha mãe comprou vários tapetes de lã.
d) Aquela aventura era um sonho quase impossível.
e) Devolvi os dois livros de poemas.

4. Sublinhe os adjuntos adverbiais e classifique-os:
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
Ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
Garanto que uma flor nasceu.
 Sua cor não se percebe.
Suas pétalas não se abrem.
Seu nome não está nos livros.
É feia. Mas é realmente uma flor.
 Sento-me no chão da capital do país às cinco horas da tarde
E lentamente passo a mão nessa forma insegura.
Do lado das montanhas, nuvens macias avolumam-se.
Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pânico.
É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.

5. Defina vocativo e aposto.
6. Sublinhe e classifique o aposto ou vocativo:
a) Einstein, físico alemão, criou a teoria da relatividade.
b) Meu bem, não chores!
c) Paris, capital da França, é muito visitada por estrangeiros.
d) “Carolina, os seus olhos fundos guardam tanta dor de todo esse mundo.”(Chico Buarque)
e) “Para toda classe de males há dois remédios: o tempo e o silêncio” (Alexandre Dumas)
f) Não te assustes, Eurídice!
g) Os atos heróicos, meu amigo, jamais são esquecidos.

7. Elabore uma oração para cada item pedido:
a)sujeito simples
b)oração sem sujeito
c)predicado verbal
d)objeto direto
e) objeto indireto
f) predicativo do sujeito
g) verbo transitivo indireto
h) verbo de ligação
i) adjunto adverbial

Sinais de Pontuação

Pontos de Vista
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
 
Conto de João Anzanello Carrascoza, ilustrado por Will.
Revista Nova Escola - Edição Nº 165 - Setembro de 2003.

PONTUAÇÃO

Pontuação
Pontuação (também pontoação) é o recurso que permite expressar na língua escrita as características da língua falada, pelo uso de um conjunto sistematizado de sinais gráficos e não gráficos.
Sinais
Existem alguns sinais básicos de pontuação. São eles:
·       Ponto (.) — Usa-se no final do período, indicando que o sentido está completo. Também usado nas abreviaturas (Dr., Exa., Sr.).
Exemplo: Ele foi ao médico e levou uma injeção[[.]]

·       Vírgula (,) — Marca uma pequena pausa no texto escrito, nem sempre correspondente às pausas (mais arbitrárias) do texto falado. Deve-se evitar o uso desnecessário da vírgula, pois ela dificulta a leitura do texto. Por outro lado, ela não deve ser esquecida quando obrigatória.
Exemplo: Andava pelos cantos, e gesticulava, falava em voz alta, ria e roía as unhas.

·       Ponto e vírgula (;) — Sinal intermediário entre o ponto e a vírgula, que indica que o sentido da frase será complementado. Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto.

·       Dois pontos (:) — Marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese.

·       Ponto de interrogação (?) — Usa-se no final de uma frase interrogativa direta e indica uma pergunta.
·      
·       Ponto de exclamação (!) — Usa-se no final de qualquer frase que exprime sentimentos, emoções, dor, ironia, surpresa e estados de espírito.
·      
·       Reticências (…) — Podem marcar uma interrupção de pensamento, indicando que o sentido da oração ficou incompleto, ou uma introdução de suspense, depois da qual o sentido será completado.
·       Exemplos: Ah, como era verde o meu jardim... Não se fazem mais daqueles.
Foi então que Manoel retornou... mas com um discurso bastante diferente!

·       Aspas (“ ”) — Usam-se para delimitar citações; para referir títulos de obras; para realçar uma palavra ou expressão.

·       Parênteses ( ( ) ) — Marcam uma observação ou informação acessória intercalada no texto.

·       Travessão (—) — Marca: o início e o fim das falas em um diálogo, para distinguir cada um dos interlocutores; as orações intercaladas; as sínteses no final de um texto. Também usado para substituir os parênteses.