1.Escreva
as classificações das orações destacadas abaixo:
a) Vi onde
ela estuda.
b) É
sabido onde ela estuda.
c) Não
chores, porque amanhã será um novo dia
d) “Quando
você foi embora, Fez-se noite em meu viver (...)”
e) “A
ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a Terra
2.Localize a conjunção (ou locução
conjuntiva) adverbial e classifique as orações subordinadas adverbiais
assinaladas:
a) [Já que você
insiste], aceito a sua carona.
b) [Por mais que eu me
esforce,] não consigo ficar calmo neste trânsito.
c) [Quanto mais eu
estudo] mais tenho para aprender.
d) [Se você quiser], eu
posso ajudar você.
e) Adotaram o
racionamento [a fim de diminuir a poluição do ar].
f) [Como estivessem
preocupados com a poluição do ar], os governos de algumas cidades estrangeiras
adotaram o rodízio de automóveis.
g) Dormiu [como um
bebê].
h) Ficou sem gasolina,
[conforme você preveniu].
i) Implorou tanto [que a
mãe o deixou ir ao passeio].
j) Irei ao passeio
[desde que consiga uma carona].
I) Os motores de
automóveis são nocivos [porque poluem o ar que respiramos].
m) Os transportes
modernos, [como se sabe.] são muito mais rápidos.
n) Precisamos ficar mais
conscientes e responsáveis [à medida que a população mundial cresce].
o) Vindo a pé, eles se
atrasaram menos [que quem veio de carro].
p) Vocês dirigiram mais
[que o Eduardo].
q) Vovô, [apesar de ser
mais velho,] tem opiniões bem modernas e esclarecidas sobre esse assunto.
r) Há cem anos, [quando
o americano Henry Ford começou a produzir carros em série.] ninguém imaginava
a dor de cabeça que eles iriam
provocar no futuro.
s) O amontoado de carros
parados joga no ar tantos gases e partículas químicas [que
prejudica a saúde do ser humano].
t) [Quando a velocidade
de 30 quilômetros por hora diminui] o consumo de combustível mistura mais
substâncias tóxicas no ar.
3. Classifique as figuras de linguagem destacadas.
a) “Nesse lábio mordente
e convulsivo,
ri, ri risadas de expressão
violenta.” (Cruz e Souza)
b) “Sino de Belém, que
graça ele tem!
Sino de Belém bate bem-bem-bem.”
(Manuel Bandeira)
c) E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas
o rude trabalho.
E o coração está seco.”
(Carlos Drummond de Andrade)
d) Pedro pedreiro,
penseiro
esperando o trem.” (Chico
Buarque de Hollanda)
e) “Os teus olhos são negros
e macios.” (Fernando Pessoa)
f) “Eu estava agora tão
maior que não me via mais. Tão grande como uma paisagem ao longe.” (Clarice
Lispector)
g) “Na imensa descida,
A catarata
Se suicida.” (Millôr Fernandes)
h) “As velas do Mucuripe
vão sair para pescar.” (Fagner e Celchior)
i) No fim do túnel, o
princípio do túnel.
Na subida da pedra, a descida da
pedra.” (Mário Faustino)
4.Leia o texto:
Eles gostaram tanto do carro novoque, se pudessem,iam dirigindo até a Europa para assistir ao jogo de seus sonhos.
a) Divida o período em
orações e classifique-as.
b) Classifique o período
do texto.
c) Faça uma pesquisa e
reescreva a 2ª oração, substituindo a conjunção por outra de mesmo sentido.
5.Substitua o termo sublinhado
por uma oração subordinada adjetiva:
a)
Lisa compõe canções ofensivas.
b) Obtive as informações numa revista quinzenal.
c) Na fazenda de seu pai não se usam produtos
fertilizantes.
d) Pedimos um prato muito saboroso.
e) Seus CDs “calmantes”
foram vendidos em dois dias.
6. Classifique as orações subordinadas
destacadas nos períodos abaixo:
a)
Sabia apenas que ouvira a canção
de Chico Buarque.
b)
Acordou com o próprio grito que se
estendeu pela madrugada.
c)
Lembrou-se de que já a vira antes.
d)
Enxugou no punho da camisa o suor que
lhe escorria pelo rosto.
e)
Aspirava aquele mesmo vapor que
baixava denso do céu verde.
f)
Não conseguia pensar noutra coisa: que
ele era personagem daquela cena.
g)
A tapeçaria, que era esverdeada,
atraía-o irresistivelmente.
h)
Tinha o pressentimento de que iria
morrer.
i) Sua vontade era que o chão se abrisse.
Fonte: Diversas