PROJETO REFORÇO LEITURA E ESCRITA
Professora: Ana Paula Breda
“A educação é direito de todos e dever do estado e da família, será
promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno
desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho.” (Constituição da República Federativa do Brasil,
1988).
Percebemos em dias atuais que a
tarefa principal da escola e o ato de ensinar a leitura e escrita de seus
estudantes, porém ressaltamos que para isso o professor precisa ir mais além do
que é oferecido em sala de aula por que nem sempre o que nós professores
fazemos em sala de aula é o suficiente para que o estudante compreenda e assim
assimile os conhecimentos.
Com isso, pretende-se oferecer algo a
mais aos estudantes, trabalhando a leitura e escrita através de um reforço na
realização das atividades propostas em sala de aula direcionadas à leitura e
escrita.
JUSTIFICATIVA
Ser parceiro do aluno nas dificuldades
significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a
forma de corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e
transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que
todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.
O professor deve tornar-se um
“investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.
Sendo responsável pelo
desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a autoestima do mesmo e
transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos
olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes o ajudam a
construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.
No dia a dia da sala de aula nem
sempre é possível estar trabalhando individualmente as dificuldades do
estudante.
O reforço trata-se, portanto de
oportunizar ao estudante e também ao professor situações de ensino-aprendizagem
voltadas a cada dificuldade específica . Isto porque o número de estudantes a
atender é menor;
Diante da realidade da EMEF Professor
Nicolau Krohling observa-se que os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
apresentam dificuldades na leitura e o que acarreta uma dificuldade também na
escrita. Sendo assim as aulas de reforço em leitura e escrita vem propiciar ao
estudante um momento de crescimento pessoal e escolar.
O reforço em leitura e escrita nas
aulas de Língua Portuguesa justifica-se pelo o fato de que nas avaliações de
resultados tem se percebido uma baixo desempenho de alguns estudantes tanto em
avaliações realizadas na escola diariamente ou trimestralmente como em
avaliações externas.
OBJETIVOS
- Estimular
o estudante a localizar os erros;
- Permitir
ao estudante que compreenda o seu potencial;
- Criar
condições favoráveis que levem os estudantes a aproximar-se mais do
conhecimento;
- Criar
novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as
quais os estudantes apresentam dificuldades;
- Estimular
o estudante a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento
amplo sobre a leitura e escrita.
- Compreender
que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita;
- Estimular
a leitura;
- Oferecer um apoio para os alunos
realizarem um plano de autocorreção individual ou grupal, para que possam
analisar seus erros ortográficos;
- Desenvolver estratégias e
procedimentos de leituras para ensinar os alunos;
- Despertar o prazer da leitura e
aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Promover o desenvolvimento do
vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Possibilitar o acesso aos diversos
livros na biblioteca da escola, buscando efetivar enquanto processo a
leitura e a escrita;
- Identificar as características dos
gêneros estudados;
- Estimular o desejo de novas leituras;
- Proporcionar ao estudante através da
leitura, a oportunidade de ampliar seus horizontes pessoais e culturais,
garantindo a sua formação crítica e emancipadora;
- Ler individualmente e em grupo,
conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, para
relacioná-las com seu gênero;
- Reconhecer a leitura como uma fonte
essencial para produzir texto.
ESTRATÉGIAS
O estudante é o “centro do processo
educativo” e cabe ao professor ser um agente ativo, mediador entre estudante e
conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua
aprendizagem.
O professor deve planejar aulas
diversificadas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte
interesse em aprender.
Que as aulas sejam dinâmicas,
atingindo a dificuldade apresentada e ao mesmo tempo orientadas explorando o
ponto negativo apresentado. Para isso a aula de reforço de leitura e escrita
será desenvolvida paralela às aulas em sala de aula do restante da turma a qual
o estudante faz parte. As aulas serão orientadas para que os estudantes
pré-selecionados possam ser atendidos em suas dificuldades e assim obter
sucesso na realização das tarefas.
As aulas de reforço serão ministradas
pela professora Ana Paula Breda, voltadas principalmente para a leitura e
escrita sendo que as mesmas serão desenvolvidas concomitante a aula ministrada
pela professora regente Lia Huwer Strey Castro.
A professora regente de sala
realizará um diagnóstico para selecionar um grupo de estudantes que necessitam
de um apoio extra classe e observará a produção dos mesmos em outras atividades
direcionadas em sala de aula.
Outro método usado será a informática
como ferramenta atrativa e estimulante para o aprendizado da leitura e escrita,
onde serão desenvolvidas atividades de leitura e escrita através de jogos
online, e outros.
O projeto de reforço será realizado
ao longo do ano letivo com alunos do 6º ano A (1ª aula da terça-feira) e 6º ano
B (2ª aula da quinta-feira), podendo ocorrer remanejamento dos estudantes assim
que se observar um rendimento do mesmo.
AVALIAÇÃO
Mudar a prática de ensinar não
significa mudar o funcionamento das atividades escolares.
Precisamos adotar meios e métodos que
valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de um proposta
inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os
alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.
Sabemos que o estudante motivado,
aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer
relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Técnicas para reforçar a ortografia.
1- Monte e remonte:
Escreva no quadro ou em folha chamex uma palavra que tenha o menor
número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e
pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras
possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo
encontrado.
Obs.: Esta
atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.
Exemplo: Palavra escolhida: PERNAMBUCO:
Palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- reco- rapé- ópera-
amor- rebu- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé-
cor- pêra- rã- mãe- pena- uno- Nabuco- pau- cobra- Mané- Norma- Carmem.
2- Palavra puxa palavra:
Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam
outras que se relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos-
pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.
3- Memória auditiva:
O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...
Dizer duas palavras: O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo:
PEdalRAtoPêra
FIguraTApeteFita
PAnelaNOveloPano
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando
dificuldades crescentes.
Exemplo:
TOalhaPEdraTElaTopete
CIgarroGAlhoNAboCigana
CAbeloNEvadaTApaCaneta
TRIoANtesGUiaLOtoTriângulo
AgoraPOSteTInaLAçoApostila
CAmaRAmoMUdaJOgoCaramujo
4- Invente e conte:
Espalhar sobre as mesmas várias gravuras que retratem ambientes e
personagens.
Cada aluno deverá selecionar uma delas e criar uma narrativa oral em que
a figura sirva de cenário para a história vivida pela personagem da gravura.
Chamar a atenção dos alunos para a seqüência lógica dos fatos narrados.
5- Brincando
de poeta:
O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com
uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato- mato- gato
Coelho- Botelho- joelho
Abelha- orelha- ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os
colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem
com as que já possuem.
6- De mãos dadas com a poesia.
Material: Textos sobre amor, paixão, ou outros sentimentos humanos (Sugestão: Música:
Coração de Estudante, de Milton Nascimento), papel, caneta.
Ler o texto, ouvir e cantar a música.
O professor convida os alunos a analisarem seu coração, dizendo-lhes:
Abra
seu coração.
O
que você vê dentro dele?
O
que sente?
O
que lhe incomoda?
O
que gostaria de dizer em nome dele?
Logo após, passe para o papel o que seu coração gostaria de falar se
tivesse voz. nO trabalho pode ser ilustrado.
7- Contando histórias:
Material: textos de Contos de Fadas e Paródias. (Sugestões: Chapeuzinho
Vermelho de raiva, Chapeuzinho Amarelo).
Iniciar a atividade perguntando à turma se alguém quer contar um conto
de fadas. Se não houver voluntários, começar a história e pedir que os alunos
continuem. Pedir aos alunos que relembrem os contos de fadas, atualizando-as.
Como seria a história se acontecesse hoje? Naturalmente, introduzindo-se
elementos do cotidiano na vida moderna, surge uma nova história.
Exemplo: “A casa dos três porquinhos tinha um alarme eletrônico e um visor
detectava a aproximação do lobo”.
“Os caçadores do lobo, que comeu a vovó, usavam um helicóptero de
resgate da polícia para capturá-lo”.
8- Viagem ao espaço infinito da imaginação.
Distribuir papel e caneta hidrográfica para a turma e colocar no fundo
musical. Pedir aos alunos que coloquem a ponta da caneta sobre o papel e, de olhos
fechados, acompanhem o ritmo da música desenhando sobre o papel.
Desligar a música e, imediatamente, todos devem parar de desenhar e
abrir os olhos para ver o desenho que fizeram.
A partir das linhas traçadas, colorindo os espaços vazios, os alunos vão
criar um espaço mágico, um novo universo, e nele um novo planeta também. Assim,
como o autor do texto, Ziraldo, (Flicts) cada aluno criará seu planeta. Os
alunos vão também batizar o planeta com um nome bem sugestivo. Para isso, cada
um escreverá cinco letras, sendo pelo menos uma vogal, e cada letra em um
pedaço de papel.
Cada aluno ficará com uma vogal e as demais letras serão colocadas numa
caixa, misturadas, e cada letra um deverá retirar dela quatro novas letras.
De posse das letras sorteadas e da vogal, cada um criará um nome para
batizar o planeta.
Registrar o nome do planeta e localizá-lo no espaço mágico. Tendo em
vista a cor, a localização e o nome, atribuir-lhe cinco características.
Na segunda etapa de criação, falar sobre:
a origem do novo planeta;
o papel que desempenha no mundo;
seu relacionamento com os astros a sua volta;
a mensagem que gostaria de transmitir.
9- Jogo das cores.
Material: folhas de papel, lápis preto e de cor e caixa de papel para
colocar as perguntas.
O professor coloca numa caixa várias perguntas cujas respostas deverão
ser dadas pelos alunos através da escolha de uma cor.
Exemplo: Qual é a cor do amor? E da alegria, da felicidade, da paz, da
sabedoria, da pureza, da satisfação, da calma, da paciência? Justifique sua
resposta.
O aluno escolherá um sentimento e escreverá seu nome na cor que, em sua
opinião mais combina com o sentimento escolhido.
Exemplo: AMOR: azul
Com cada umas das letras do termo escolhido, o aluno escreverá outras
palavras, relacionadas pelo sentido:
Amizade
Meiguice Orgulho Riso
Ilustrar a palavra, fazendo um desenho com a cor escolhida. O professor
poderá fixar os desenhos agrupados por cor no mural, formando assim um
arco-íris. Os desenhos poderão, também ser utilizados como ilustração de um
livro de “criação coletiva”.
Observação:
Tendo em mãos estas sugestões o professor pode trabalhar ortografia de
forma agradável, satisfatória e interdisciplinar, buscando inserir em suas
aulas atividades de matemática, história, geografia, etc., e os alunos terão
consciência de seu aprendizado. Basta portanto, usar da criatividade e da
vontade de ver seu aluno escrevendo corretamente.